sexta-feira, 23 de maio de 2008

TV Cultura de SC retoma produções locais

Fonte: Jornal ... - 23/05/08

Com apenas seis funcionários, sem contar os colaboradores, a TV Cultura de Santa Catarina superou parcialmente as dificuldades financeiras, administrativas e tecnológicas para poder inaugurar a nova programação, no ar desde 29 de abril. Depois do hiato de um ano e meio, a emissora voltou a exibir produções locais.

Entre julho de 2006 e o final de abril deste ano, a prioridade foi recuperar a estrutura mínima para o funcionamento da TV. "Não dá para trocar o pneu com o carro andando. Quando eu entrei (em agosto de 2006), tinha um passivo de cerca de R$ 230 mil. A última coisa que podia assumir era a produção, porque não tinha dinheiro nem para pagar as contas. A TV estava administrativamente comprometida, financeiramente à beira da falência e tecnologicamente anulada. Tivemos que trabalhar nessas três frentes: gestão, compromissos fiscais e melhoria do sinal, porque a TV nem estava sendo assistida", explica o superintendente da TV Cultura do Estado, Áureo Moraes.

Uma parceria com a TV Cultura de São Paulo firmada em 2006, que seria uma importante fonte de recursos para a catarinense, foi rompida unilateralmente pelo lado paulista. Seria um acordo de remuneração pelos comerciais exibidos durante a retransmissão da programação da TV paulista.

"Em junho de 2007, mudou a cúpula da TV Cultura de SP e a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da emissora, propôs a rescisão dos contratos assinados. Diante disso, aquilo que foi projetado não se concretizou", justifica o superintendente.

Áureo se refere aos planos de zerar dívidas até o final de 2007 (só conseguido parcialmente), implantação da TV digital terrestre e a contratação de jornalistas.

Mantida pela Fundação Jerônimo Coelho, sem fins lucrativos, a TV Cultura do Estado se ampara em projetos, apoios e convênios.

ALÍCIA ALÃO | FLORIANÓPOLIS

Nenhum comentário: