terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Lixo gratuito no cinema

Está marcada a pré-estreia do filme Lixo Extraordinário, de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley. Será na próxima quinta-feira, no dia 13 de janeiro, às 20h no Cine Livraria Cultura. E mais…a sessão será gratuita!

Para quem não sabe, esse longa é sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Filmado em três anos, o longa acompanha o Muniz, nascido em 1961, em sua viagem do bairro nova-iorquino do Brooklyn (EUA), onde vive, até o bairro carioca, onde fotografou um grupo de catadores de lixo.

Ele viajou para fazer fotografias desses trabalhadores, mas de uma maneira muito peculiar. Depois de fotografar os catadores em diversas poses, inclusive numa recriação do quadro Marat assassinado, de Jacques-Louis David (1793), Muniz levou os retratados para um galpão e, a partir das fotografias, recriou as imagens com objetos encontrados no próprio lixo.

Ficou interessado?! Vá conferir a pre-estreia nessa quinta. Dica: as senhas devem ser retiradas na bilheteria do cinema a partir das 19h, do dia da exibição. Portanto, chegue cedo!

Convocatória - Atenção Produtores Independentes!

Estão abertas as inscrições para o Pitching TV Cultura - PRODAV 2011, que selecionará projetos para a produção de obras audiovisuais destinadas ao mercado de televisão através de investimento do Fundo Setorial do Audiovisual.

A TV Cultura emitirá um pré-contrato de compra aos projetos selecionados, conforme regra do edital.

Saiba mais sobre as regras do PRODAV no site da FINEP.

As inscrições estão abertas do dia 10 ao dia 16 de janeiro de 2011 e devem ser feitas através deste site.

Seleção dos Projetos

Acesse o formulário de inscrição, que deverá ser preenchido pelo representante da empresa produtora com as informações do projeto.

Todos os projetos inscritos serão checados, e os habilitados serão convocados a participar do Pitching TV Cultura - PRODAV 2011 nas datas estabelecidas. Serão desqualificados projetos que não cumpram com as especificações pedidas no formulário.

As produtoras selecionadas para participar do pitching serão comunicadas no dia 18 de janeiro e deverão realizar uma apresentação dos projetos entre os dias 19, 20 e 21 de janeiro na TV Cultura. O autor e/ou diretor terão no máximo 10 minutos para a defesa.

Maiores detalhes sobre o pitching serão encaminhados aos selecionados por email.

Andrew Garfield e Emma Stone são indicados ao BAFTA de revelação

Peter Parker e Gwen Stacy estarão juntos em outra premiação. Os protagonistas de Homem-Aranha 4, Andrew Garfield e Emma Stone, foram indicados ao prêmio BAFTA Rising Star, que é entregue a atores internacionais cujo talento chamou a atenção do público britânico.

Os dois atores já foram indicados ao Globo de Ouro 2011 - Garfield pelo filme A Rede Social, e Stone pelo seu papel na comédia A Mentira, que chegará ao Brasil diretamente em DVD. Além do casal, Aaron Johnson, de Kick-Ass, Gemma Arterton, de Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo e Tom Hardy, de A Origem também foram indicados ao BAFTA de revelação do ano.

A atriz britânica Gemma Arterton se emocionou com a indicação: "Estou absolutamente emocionada e honrada por ser um dos atores indicados. O ano de 2010 foi incrível para mim e ser reconhecida dessa forma tanto pelo público quanto por meus colegas é fantástico. Estou muito bem acompanhada dos outros atores que foram indicados, então é um elogio enorme ser considerada para ganhar esse prêmio de grande prestígio".

Entre os atores que já foram premiados estão James McAvoy, Eva Green, Shia LaBeouf e, no último ano, Kristen Stewart.

O vencedor será anunciado na cerimônia do BAFTA, que acontecerá no dia 13 de fevereiro de 2011 em Londres.

(D.C.)