quarta-feira, 18 de julho de 2007

Estúdios em Criciúma e na Capital

Para iniciar o processo de instalação de uma filial brasileira em Santa Catarina, o empresário americano Bruce Lipnick, da Sunshine Entertainment Group, esteve esta semana no Estado. O investidor tem um orçamento inicial de U$ 5 milhões para aplicar em Santa Catarina e metade deste valor vai custear a produção da comédia romântica “The Heart Breaker”, com direção do criciumense Roberto Carminati.

ProjetosO Sunshine Entertainment Group poderá produzir também filmes sobre a cultura de Santa CatarinaInicialmente, está prevista a construção de estúdios em Criciúma e Florianópolis. No Sapiens Parque, na capital, será instalado um laboratório de computação gráfica. A vinda dos produtores estroficial do governador Luiz Henrique da Silveira aos Estados Unidos, onde a comitiva foi recebida em abril por Lipnick em seu escritório de Manhattan.Conforme Lipnik, há outros três roteiros sendo estudados para realização de um próximo longa-metragem no Estado. Segundo o empresário americano, a Sunshine poderia instalar uma sede na Índia, onde também é baixo o custo de produção, mas diz que optou por Santa Catarina porque o Estado tem potencialidades de locações e de recursos humanos.Segundo o brasileiro Francisco das Chagas, vice-presidente da Sunshine, a empresa poderá produzir também filmes com temáticas da cultura catarinense. Chagas diz que não há um critério restritivo de gênero na escolha dos roteiros e que a empresa só não investe em pornografia.Luiza Lins, presidente da Cinemateca Catarinense vê com bons olhos a produção de filmes estrangeiros no Estado. Ela avalia que o governo está cumprindo o compromisso do edital de cinema do Estado, que estimula a produção catarinense, e que a parceria com a Sunshine poderá ampliar o mercado e ajudar na profissionalização de técnicos.

Vagas abertas
Profissionais catarinenses de cinema interessados em trabalhar na produção de “The Heart Breaker” podem enviar o currículo para os e-mailsericoginez@grupoinfocus.com.br com com cópia para rcarminati@gmail.com.

Produção:
Gerente de produção
Coordenador de produção
Contador
Advogado
Continuista
Assistente de diretor
Operador de câmera
Assistente de câmera
Eletricista
Maquinista
Assistente de cenógrafo
Maquiadores
Cabeleireiros
Assistente de produtor de arte
Contra-regra
Figurinista assistente
Camareiro
Assistente de produção

PÓS-PRODUÇÃO
Editor
Assistente de Editor
Captação de som
Editor de Som
Engenheiro de mixagem
Artista 2D (Flame, After Effects, Shake, outros)
Artista 3D (Studio Max, Softimage, Maya, outros)

Arrasa corações em SC

Data: 18 de julho de 2007
Fonte: Jornal A notícia

Parceria com empresa americana viabiliza produção de filme

Jéferson Lima
Florianópolis

Uma comédia romântica com atores americanos e técnicos catarinenses vai ser rodada em Santa Catarina a partir de outubro e com estréia prevista para o primeiro semestre do próximo ano. Com direção do criciumense Roberto Carminati, a produção do filme está recebendo currículos de técnicos de Santa Catarina interessados em participar do projeto (confira o quadro). A realização do filme foi viabilizada por meio de uma parceria do governo do Estado com a Sunshine Entertainment Group, que atua na área cultural, e instalará uma filial no Estado.Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gilmar Knaesel, Santa Catarina vai participar com uma contrapartida de R$ 1,2 milhão via lei de incentivo do Fundo de Turismo, porque uma das propostas do projeto é divulgar o Estado por meio do cinema. Carminati, que já trabalhou em três longas e dirigiu o curta “Fronteira”, sobre a imigração de brasileiros para os Estados Unidos via México, diz que o participação de catarinenses no filme poderá chegar a 80% da equipe técnica. “O filme”Fronteira” serviu de referência para a novela “América” da rede Globo, que teve a participação de Carminati como um dos diretores.Com o título “The Heart Breaker” (“O Arrasa Corações”), a comédia romântica que será rodada em Santa Catarina deverá ter locações em Florianópolis e Balneário Camboriú, entre outras cidades. O filme conta a história de um sujeito namorador, que não se apaixona por nenhuma das garotas que conhece, até que descobre a mulher de sua vida. Conforme Carminati, os atores serão americanos e ainda não estão definidos. Mas, poderá ser a brasileira Giovana Antonelli a atriz que interpretará o papel principal.“The Heart Breaker” é uma história ambientada em Nova York com a maior parte das imagens captada em Santa Catarina. O maior estímulo para produzir cinema fora dos Estados Unidos é a drástica a diminuição de custos. O filme americano “Sete Anos no Tibet” foi rodado na Argentina. O aclamado “O Segredo de Brokeback Mountain”, de Ang Lee, teve a maior parte das cenas rodada no Canadá com um custo final de U$ 12 milhões. “Se fosse filmado nos Estados Unidos teria um custo de U$ 40 milhões”, revela Carminati.

jeferson.lima@an.com.br