segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Atrás das câmeras

Atores resolvem inovar e arriscar em uma nova função: a de diretor. Conheça algumas personalidades que se destacam nas telinhas e que também são sucesso nas telonas

Por Maraísa Bueno

Ao começar a produção de um longa ou curta, os riscos são sempre grandes. Se o resultado será o esperando, estar preparado para as mudanças que podem acontecer e, principalmente, a recepção do público quanto ao produto final. O papel do diretor é fundamental para que tudo saia de acordo com o roteiro, direcionando os atores em todas as cenas, com a atenção redobrada para todos os detalhes.

Mas há atores que se arriscam a irem para atrás das câmeras e assumirem a posição de diretor. A equipe do Guia da Semana listou alguns artistas brasileiros e estrangeiros que não só fazem sucesso atuando, mas também comandando a produção de um filme.

Cabeça a Prêmio

Foto: TV Globo/Renato Rocha Miranda


Com quase 20 anos de carreira, o ator Marco Ricca já possui um currículo que soma mais de 25 trabalhos, entre séries e minisséries e cerca de 20 filmes. Atualmente, no elenco do remake Ti-ti-ti, o ator já se arriscou sendo diretor nos palcos, como na peça A Grande Volta. Mas este ano, Ricca estreou nas telonas, na direção do longa Cabeça a Prêmio. Foram cerca de dois anos em cima deste projeto e, em uma entrevista, o ator disse estar feliz com o resultado e não quis atuar neste trabalho, pois queria cuidar de todos os personagens envolvidos.

O filme, que leva o nome do livro de Marçal Aquino, se passa na tríplice fronteira (entre Brasil, Paraguai e Bolívia) e conta com os amigos e colegas de trabalho Alice Braga, Cássio Gabus Mendes, Daniel Hendler, Eduardo Moscovia, Fúlvio Stefanini e Otávio Muller no elenco. Na coletiva de imprensa do filme, Ricca chegou a dizer que o longa é totalmente de personagens e que todos que compraram a ideia, se entregaram para a produção.

Cinema é mesmo o seu forte

Foto: TV Globo/Renato Rocha Miranda


Nos últimos anos, o ator Selton Mello se destacou por atuações em diversos longas, como Meu nome não é Johnny, O Cheiro do Ralo, Lisbela E O Prisioneiro, Jean Charles e A Mulher Invisível. Mas ele, que está de volta às telinhas na série A Cura, da Rede Globo, também já atacou de diretor. Seu primeiro trabalho foi o curta-metragem Quando o Tempo Cair (2006), que foi selecionado para mostras como Festival de Gramado, Festival do Rio, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, indo até para o Festival Internacional de Cine de Guadalajara, no México.

A paixão pelo cinema o levou a dirigir também o longa Feliz Natal, lançado em 2008. A história se passa com o ex-presidiário, Caio (Leonardo Medeiros), que resolve passar o natal com a família e, ao chegar em na casa de seu irmão, percebe que tudo continuava igual: a mãe alcoólatra (Darlene Glória), o pai abusivo (Lúcio Mauro) e um irmão (Paulo Guarnieri) submisso à mulher (Graziella Moretto). A estreia de Selton na direção de um longa-metragem chamou a atenção da crítica especializada que teceu elogios ao trabalho do ator. A produção também resultou em três prêmios de melhor diretor para Selton Mello. Ele os recebeu nos festivais de Paulínia, Goiânia e no Brazilian Film Festival, em Los Angeles, Estados Unidos.

Atuou e dirigiu

Foto: Imdb.com


Sucesso em papéis que emocionaram ao público como em Uma Lição de Amor, no qual atuou como um pai que, com deficiência mental, luta para manter a guarda de sua filha (Dakota Fanning), Sean Penn também já se arriscou como diretor. Sua estreia atrás das câmeras aconteceu em 1991, com o longa Unidos Pelo Sangue, que conta a história de dois irmãos, Joe e Frank muito diferentes entre si. Um é policial de uma pequena cidade e outro acaba de voltar da guerra. Mesmo parecendo um drama familiar simples, Penn conseguiu dar um desfecho diferente para este trabalho.

Outras produções que contaram com a direção de Sean Penn foram Acerto Final (1995), A Promessa (2001), que contou com Jack Nicholson no elenco, e Na Natureza Selvagem (2008), baseado na obra de Jon Krakauer, realizada em 1997. Este trabalho mostrou a maturidade de Sean Penn como diretor e roteirista, sendo que foi cotado para o Oscar, além de Penn ter comandado a mesa do júri do Festival de Cannes na época.

Veterano

Foto: Imdb.com


Clint Eastwood não foge da lista de atores que se arriscaram como diretores e tiraram a sorte grande. Mesmo afirmando que não atuará mais, ele não chegou a dizer se também irá se aposentar da carreira de diretor. Ao todo, já comandou cerca de 29 longas, começando a mostrar seus dotes como diretor em 1971, em Perversa Paixão. Outros trabalhos que contaram com sua direção foram Sobre Meninos e Lobos (2003), A Troca (2008) e Invictus (2009).

Mas Eastwood mostrou sua paixão e competência na direção de longas quando realizou duas produções ao mesmo tempo em 2006 (A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima) e realizando a mesma proeza em 2008 (A Troca e Gran Torino). Está previsto para 2012, o lançamento de seu novo trabalho, Hoover. A trama conta a história de J. Edgar Hoover, um dos principais nomes do FBI, que foi diretor da agência até sua morte na década de 70.

Nova Experiência

Foto: Imdb.com


O ator Ben Affleck é um dos mais novos atores que se arriscou em atuar e dirigir ao mesmo tempo. Em The Town - que se chamará Atração Perigosa no Brasil - ele assumiu, em uma coletiva de imprensa, que foi muito difícil realizar as duas funções ao mesmo tempo em um único trabalho. Seu personagem é um membro de um grupo de assaltantes de Boston. O filme, que é uma adaptação do romance The Prince of Thieves, de Chuck Hogan, foi lançado no Festival de Veneza e estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá. A previsão de estreia no Brasil é em 29 de outubro.

Mas Affleck já se dedicou totalmente à direção de um longa. Ele dirigiu Medo da Verdade, lançado em 2008. Baseado na obra de Dennise Lehane - Sobre Meninos e Lobos - o filme conta a história de dois detetives contratados para encontrar uma menina de 4 anos, que desapareceu de forma misteriosa em um bairro de Boston.

Para a terra do Tio Sam

Foto: TV Globo/Renato Rocha Miranda


Outro brasileiro que também seguiu os passos de Marco Ricca e Selton Mello, foi o ator Márcio Garcia. E ainda por cima, um filme internacional. A comédia romântica Bed & Breakfast conta a história de uma vendedora que descobre ser a herdeira de uma vinícola na Califórnia e resolve transformá-la em uma pousada.

Ele, que já dirigiu um curta-metragem (Predileção), disse ser apaixonado por cinema, adora ler a respeito e sempre se aperfeiçoar sobre o tema. Mas ele não é o único brasileiro desta produção, que tem previsão de estreia para 2011. Juliana Paes, Rodrigo Lombardi, Marcos Pasquim e Débora Lamm estão no elenco do longa, que também conta com os atores Jason Alexander e Dean Cain. É esperar para ver o resultado desta mega-produção.

Documentário sobre Ayrton Senna - News

Em 12 de outubro, chega aos cinemas brasileiros o documentário Senna, que conta a história de vida do piloto de Fórmula 1. A obra, dirigida pelo britânico Asif Kapadia (de Far North), percorre desde a estreia de Ayrton Senna na modalidade, em 1984, até a sua participação no Grande Prêmio de San Marino, em 1994, quando sofreu um acidente fatal.

Com estreia prevista para o próximo dia 8 no Japão, o documentário foi produzido ao lado da família do piloto e relembra os principais momentos da carreira dele, como os três campeonatos mundiais conquistados, a rivalidade com Alain Prost e a saída da McLaren.

Ator de Friends dirige filme sobre pedofilia

Retorno de David Schwimmer ao drama foi exibido no Festival de Toronto

Lembrado pelo personagem Ross que viveu na série americana Friends, o ator David Schwimmer volta às origens de sua formação em dramaturgia dirigindo um drama sobre pedofilia. A obra Trust,

exibida recentemente no Festival de Cinema Toronto, conta a história do casal, interpretado por Clive Owen e Catherine Keener, que descobre o envolvimento da filha de 14 anos com um homem mais velho pela internet. Enganada, a jovem é levada a um quarto de motel e foi abusada sexualmente. O filme ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

Saiba mais sobre o primeiro filme dirigido por Schwimmer: Maratona do Amor

Santoro vive jogador Heleno em preto e branc

Longa-metragem conta história de ex-craque do Botafogo

Com previsão de estreia para 2011, o novo filme estrelado por Rodrigo Santoro será em preto e branco e trará o ator como um jogador de futebol. O longa-metragem Heleno, dirigido por José Henrique Fonseca, conta a trajetória do ex-craque do Botafogo, que sofria de sífilis cerebral e acabou internado em um sanatório como louco, onde morreu aos 39 anos, em 1959. Na obra, Santoro atua no papel principal e ainda estreia como produtor de cinema.

Lula chega aos cinemas norte-americanos

Estados Unidos e Canadá vão exibir filme sobre o presidente

A partir de fevereiro do próximo ano, o longa-metragem Lula, o Filho do Brasil será exibidos em salas de cinema dos Estados Unidos e do Canadá. A obra dirigida por Fábio Barreto conta a trajetória de vida do atual presidente brasileiro, desde a infância até o auge da sua vida política. Para o produtor Luiz Carlos Barreto, a exibição do filme em cinemas nova-iorquinos desmistifica a ideia inicial de que o país vetaria o filme porque Lula apoia o governo do Irã.

Ator de Borat interpreta Freddie Mercury

Filme terá enfoque em show do Queen no Live Aid de 1985

Conhecido pelos seus personagens de humor, como Borat e Bruno, o ator Sacha Baron Cohen voltará às telonas no papel de Freddie Mercury. A informação foi anunciada pelo guitarrista do Queen, banda liderada por Mercury. Com roteiro de Peter Morgan (de A Rainha), o filme terá enfoque na apresentação de 1985 no concerto de caridade Live Aid, em Londres, que foi um dos momentos mais marcantes na história do grupo. O cantor, que era muito reservado a respeito da sua homossexualidade, declarou oficialmente que tinha Aids em novembro de 1991 e morreu no dia seguinte, aos 45 anos.

Terror animado

Por Marjorie Ribeiro

O primeiro Festival Internacional de Animação de Horror traz 69 produções estrangeiras e brasileiras, entre longa, média e curta-metragens

Foto: Divulgação

O cineasta Takena Nagao, de Chainsaw Mad, é destaque do Animaldiçoados

Prepare a pipoca, o refrigerante e, o mais importante, o coração! Para quem está acostumado com desenhos fofinhos e dóceis, irá se surpreender com uma série de animações pra lá de assustadoras. Zumbis, vampiros, mulas sem cabeça e outros seres do além prometem arrancar gritos da plateia que esperar por algo como as gracinhas dos Monstros S.A.

Depois de passar pelo Rio de Janeiro, o primeiro Festival Internacional de Animação de Horror do país, o Animaldiçoados, aterroriza as salas paulistanas do Reserva Cultural, de 17 a 23 de setembro. São 69 longas, médias, curtas e micros-metragens de 21 nacionalidades. E quem ainda duvida que reles cartoons possam provocar espanto, basta dizer que todos os filmes exibidos não são recomendados para menores de 18 anos.

Horror internacional

Da lista gringa, o destaque fica para o animador japonês Takena Nagao, que ganha um programa especial dedicado a sua filmografia de curtas-metragens. O cineasta ficou conhecido por derramar uma escandalosa quantidade de sangue em apenas sete minutos com Chainsaw Maid. A brutal clay-animation - uma versão de stop-motion - mostra uma empregada doméstica que utiliza uma serra elétrica para tenta salvar seus patrões de zumbis.

O famoso Resident Evil: Degeneração, de Makoto Kamiya, é uma das opções de longas-metragens dos programas Susto. A outra é o filme, que passa em primeira mão, das seis visões aterrorizantes de Dante's Inferno: uma animação épica, de Victor Cook, Mike Disa, Sang-Jin Kim, Shuko Murase, Jong-Sik Nam e Lee Seung-Gyu.

Foto: Divulgação

O francês Le Tueur de Montmarter é um dos longas-metragens exibidos

São exibidos ainda os longas norte-americano From Inside, de John Bergin, e o francês Le Tueur de Montmarter, de Borislav Sajtinac. Já o inédito Kanibal Seijin, de KaichiSato, o único média-metragem exibido, conta a história de alienígenas canibais que tomam conta do planeta.

Curta novidades

A grande gama de estreias está entre os 57 curta-metragens que são apresentados. "O festival abre as portas para a produção independente e roda filmes que normalmente não entram no circuito", explica Alexander Mello, um dos organizadores do evento. Entre outros, ele destaca o brasileiro Meu Primeiro Pesadelo, de Leandro Mendes, que aparece pela primeira vez na telona.

Foto: Divulgação

Entre os curtas, está Blood Trail, do norte-americano Joe Burrascano

A mostra conta ainda com uma competição oficial de curtas, que acontece no Grito. O programa 5, em especial, traz animações sobre o primeiro pesadelo e, o Mortos-Vivos, apresentas enredos com criaturas que renascem do inferno. Além da exibição dos filmes, votação e premiação, ocorre uma palestra sobre animação, ministrada pela Escola de Cinema Melies, que tem inscrições gratuitas no site do Animaldiçoados.

A entrada é grátis para os programas Susto 1 e 2, que exibem, respectivamente, Resident Evil: Degeneração e Dante's Inferno: uma Animação Épica. Basta apenas imprimir o convite que está disponível pelo twitter e facebook do festival. O ingresso para as outras sessões custa R$ 15,00 cada e estudantes pagam meia- entrada.

Nova animação de Tim Burton

O novo projeto do cineasta Tim Burton vai contar com a voz de Winona Ryder, que já havia trabalhado com ele nos clássicos Os Fantasmas se Divertem, de 1988, e Edward Mãos de Tesoura, de 1990. Trata-se da animação em stop-motion, modalidade filmada quadro a quadro com bonecos, intitulada Frankenweenie. A obra, que tem previsão de lançamento para 2012 é baseada em um curta-metragem feito por Burton aos 25 anos, quando ele ainda era desenhista nos estúdios Walt Disney.

O enredo conta a história de um homem que tenta reanimar o seu cachorro e trazê-lo novamente à vida. Além de Winona, também foram escalados para a dublagem os atores Martin Landau, Martin Short e Catherine O'Hara.