quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Adaptação de O Exorcista estreia nos Estados Unidos

Uma nova adaptação do clássico filme de terror O Exorcista, cuja versão original de William Friedkin foi lançada em 1973, chega aos cinemas norte-americanos nesta sexta-feira, 27. Dirigido por Daniel Stamm, The Last Exorcism é um dos lançamentos mais esperados deste ano e traz roteiro semelhante ao primeiro, porém, com linguagem e recursos mais modernos. Na obra, Ashley Bell vive a garota possuída Nell que é exorcizada pelo padre Cotton Marcus, interpretado por Patrick Fabian. Reconhecido na comunidade católica pelas afrontas eficazes às forças malignas, o sacerdote vai lidar com o demônio mais assustador de sua "carreira", rendendo ao longa-metragem cenas de possessão em celeiros sombrios, ossos quebrados, gritos e perseguições. No Brasil, O Último Exorcismo estreia em 24 de setembro.

Godard e Coppola vão ao Oscar

Em novembro deste ano, os diretores Francis Ford Coppola e Jean-Luc Godard, o ator Eli Wallach e o historiador Kevin Brownlow serão homenageados no Oscar por suas respectivas contribuições à história do cinema.

Premiado por O Poderoso Chefão I e II e Patton: Rebelde ou Herói?, Coppola foi lembrado pela criatividade e alta qualidade de suas produções, enquanto os demais, "por suas extraordinárias conquistas", conforme declarado pela Academia de Cinema de Hollywood.

Godard foi um dos nomes mais importantes da Nouvelle Vague francesa que, mais tarde, influenciou diretores como Bertolucci, Scorsese, Soderbergh e Tarantino. Quanto aos outros nomes que receberão o Oscar honorífico, Wallach foi reconhecido, principalmente, por estrelar o clássico de 1960, Sete Homens e um Destino, e Brownlow, pelo trabalho de restauração de obras mudas.

Últimos dias de Allan Poe em filme

Os últimos dias de vida do poeta Edgar Allan Poe serão levados às telonas pelo filme Raven, que será dirigido por James McTeigue, de V de Vingança, e terá John Cusack no papel principal. A obra é uma versão ficcional dos momentos que precederam a morte do autor norte-americano em 1849, por razões que nunca foram comprovadas. Com temáticas sempre misteriosas e até macabras, o trabalho mais conhecido dele foi O Corvo, o mesmo título do filme traduzido.



Bollywood se volta para temática cristã

Com apenas 2,3% de sua população praticante do cristianismo (a grande maioria é hinduísta), a Índia vai conceber o seu primeiro filme sobre a vida de Jesus Cristo. Na última terça-feira, 31, cineastas de Bollywood anunciaram que já deram início às gravações na região da Terra Santa, no Oriente Médio, de sua obra voltada para a infância de Cristo. Geralmente as produções com esta temática ficam restritas à fase adulta dele.

Dirigido por Singeetham Srinivasa Rao e estrelado somente por atores indianos, este será um dos longas-metragens mais caros já feitos pelo país, com orçamento de 30 milhões de dólares. Por lá, os filmes têm custo médio de 500 mil dólares.

Atentado de 11 de setembro vira musical

Estreia em Nova Iorque nesta sexta-feira, 3, o filme musical baseado na tragédia americana de 11 de setembro, que deixou cerca de três mil pessoas mortas após uma série de atentados terroristas. A obra Clear Blue Tuesday (em tradução literal: terça-feira de céu claro) não mostra o atentado às torres-gêmeas em sim, mas conta o que seria a história de 11 pessoas durante sete terças-feiras ao longo dos anos posteriores ao evento.

O espetáculo ressalta a cicatrização das feridas que a catástrofe deixou na cidade e, por fim, a persistência do amor dos cidadãos nova-iorquinos, transformados pela mistura de fúria, dor, fé, temor e esperança. Dirigida por Elizabeth Lucas, a obra é definida como um "drama musical com indie rock" e traz no elenco tanto artistas da Broadway como também astros do rock.