sexta-feira, 12 de outubro de 2007

PM intima a equipe de "Tropa de Elite"

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

12/10/07

DA SUCURSAL DO RIO

A Polícia Militar intimou a depoimento e ameaçou prender, em caso de falta, o diretor do filme "Tropa de Elite", José Padilha, e o co-roteirista e ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel. O Inquérito Policial Militar foi aberto pela Corregedoria da PM para apurar se policiais atuaram no filme e se usaram armas e equipamento do Estado nas filmagens.No entanto, orientados a "ignorar a intimação" pelo próprio governador do Rio, Sérgio Cabral, Padilha e Pimentel informaram ontem que não vão depor.O governador é o chefe máximo da instituição e já elogiou o filme. Segundo nota da assessoria de Padilha, "o diretor vai seguir a orientação dada a ele pessoalmente pelo governador do Rio [...] de "ignorar a intimação" por considerá-la "uma inibição despropositada"." Pimentel negou ter usado equipamentos do Rio, mas admitiu a participação de nove PMs, cujos nomes constam da ficha técnica e que eles diz terem atuado nas folgas. A Corregedoria não quis comentar a intimação.

Obra de Hirszman restaurada

JOSÉ GERALDO COUTO

A obra de um dos mais importantes autores do cinema brasileiro moderno, Leon Hirszman (1937-1987), está sendo restaurada e será lançada em DVD em novembro.

A primeira caixa a chegar às lojas e locadoras, com dois DVDs duplos, incluirá os longas Eles Não Usam Black-Tie (1981) e ABC da Greve (1979/1990) e o documentário inédito Deixa Que Eu Falo, sobre Hirszman, feito pelo cineasta e montador Eduardo Escorel, além do curta Pedreira de São Diogo, parte do longa coletivo Cinco Vezes Favela (1962). Eduardo Escorel, 62, e seu irmão Lauro, 57, coordenam o projeto de restauração, que tem patrocínio da Petrobras e apoio da Cinemateca Brasileira, depositária das matrizes dos filmes de Hirszman. Os irmãos foram parceiros fundamentais de Leon. Eduardo fez a montagem e Lauro a direção de fotografia de São Bernardo (1971) e Eles Não Usam Black-Tie. Ambos dizem ter aprendido muito com o cineasta, um dos líderes do cinema novo.- O convívio com Leon foi muito rico - diz Lauro, que tinha 21 anos quando trabalhou em São Bernardo.- Sua maneira de conduzir o set de filmagem, sua forma de trabalhar com os atores e seu senso de composição me marcaram muito.Segundo Lauro Escorel, "Leon era um ser político dotado de grande sensibilidade artística. Para seu irmão Eduardo, "embora tenha sido muito amigo de Glauber (Rocha), Leon tinha uma faceta antiglauberiana. Era um temperamento conciliador, suave, nada agressivo. Era cineasta e político em tempo integral.Na primeira caixa de DVD, foram reunidos, de acordo com Lauro Escorel, os filmes mais "políticos do diretor. Até 2010, deverão ser lançados outros títulos da sua filmografia, como São Bernardo, A Falecida (1965) e o documentário Imagens do Inconsciente (1983-1985). Em Deixa Que Eu Falo, entre outras preciosidades, há a última filmagem de Hirszman, uma entrevista com a psiquiatra Nise da Silveira, criadora do Museu do Inconsciente.

O mestre e a bela

O Desprezo mostra que a arte de Godard continua plena

INÁCIO ARAUJO

O Desprezo é um filme de encontros. O de Godard com BB: dois ícones da Europa pós-pós-guerra, em trajetos até então opostos: Brigitte Bardot, símbolo do cinema comercial, e Godard, símbolo do cinema-como-arte.Também encontro entre o novo e o eterno: Jack Palance, o produtor de cinema, deus do presente, e a Grécia de Homero, da Odisséia. Encontro entre o clássico e o moderno: Fritz Lang, que faz o diretor que vai filmar A Odisséia, e Godard, que faz seu assistente. Evoca-se a possibilidade de o cinema reconstruir qualquer lugar. A corrida de Piccoli pelas ruas de Cinecittà são um momento antológico, em que Godard filma as "ruas de cinema do estúdio e a verdade dessas ruas, que recebemos como espectadores quando vemos um filme.O cinema de Godard teve, como prioridade, um aspecto documental, o desejo de captar a atualidade. Por uma vez, seu olho parece mirar outros horizontes. Existe, primeiro, a intriga, a crise conjugal entre o roteirista (Michel Piccoli) e a atriz (Bardot).Godard a leva a sério, mas não como o cineasta clássico. É um instante que parece concerni-lo: quando BB deixa de amar o marido e passa a desprezá-lo. Podemos buscar as ressonâncias, não as causas. É o mistério da mulher, de sua decisão, de seu rosto que permanecerão para sempre perturbadores em O Desprezo. O drama conjugal puxa todos os demais. Lá está o produtor de cinema, com sua previsível impaciência com a cultura e suas demonstrações de potência. Lá está Lang, como que ciente de sua grandeza, mas também da insuficiência dessa grandeza. E BB. E Palance.Parece que Godard empenha-se em trabalhar sobre um feixe de contradições amplo. Tão amplo, que o set de filmagem parece uma Babel, cheia de línguas cujas distâncias uma tradutora procura aplainar. Uma língua os une, que é o cinema. E o cinema surge como o elemento de atualidade que nunca falta a Godard. Porque existe uma diferença entre o ambiente descrito e o cinema godardiano.Os extras do DVD incluem documentários e entrevistas. Universal.

Play

A Primeira Página - Direção de Billy Wilder. A terceira versão para cinema da peça de Ben Hecht e Charles MacArthur traz um encontro luminoso entre Walter Matthau, como o chefe de redação cínico, e Jack Lemmon, o repórter que se demite em momento decisivo do jornal. Billy Wilder restabeleceu aqui a dupla masculina original, que Hawks havia transformado em casal duelista em Jejum de Amor. O mundo de Wilder é mais amargo que o de Hawks, e seu olhar, menos olímpico. Mas não menos bem-humorado. O fato de Lemmon e Matthau serem homens faz o filme se diferenciar de Jejum... e propicia um final exemplar. Comédia. Versátil.

Cassino Royale - Direção de Martin Campbell. A convincente estréia do inglês Daniel Craig como o agente 007, na adaptação do único romance de Ian Flemming que permanecia inédito na série oficial com o personagem, ganha tapete vermelho nesta edição especial em DVD, com um disco exclusivo para os extras. O destaque é o documentário Bond Girls São Eternas, com a atriz inglesa Maryam dAbo (007 Marcado para a Morte) entrevistando outras 15 atrizes que também pertencem a esse clube invejável. Os bastidores da substituição de Pierce Brosnan por Craig e das elaboradas cenas de ação aparecem em outros extras. Ação. Sony Pictures.