domingo, 30 de setembro de 2007

Meirelles filma Julianne Moore em Higienópolis

Fonte: Jornal O estado de São Paulo - 30/09/07

Atriz americana grava ‘Ensaio sobre a Cegueira’, de diretor brasileiro

Valéria França

Acompanhada de dois seguranças enormes, a atriz hollywoodiana Julianne Moore foi vista durante a semana desfilando sua elegante brancura nos Jardins, bairro da zona sul de São Paulo. Os atores Danny Glover e Mark Ruffalo também estão na capital. Todos fazem parte do elenco do quinto longa-metragem do cineasta Fernando Meirelles, Ensaio Sobre a Cegueira (em inglês, Blindness), uma co-produção entre Brasil, Japão e Canadá. Depois de ser contratado pela produtora inglesa Potboiler Productions para dirigir o Ensaio Sobre a Cegueira, Meirelles exigiu que a cidade fizesse parte do roteiro das filmagens. Antes do Brasil, a equipe esteve em Montevidéu, no Uruguai.

As primeiras cenas paulistanas foram rodadas no domingo, na Marginal do Pinheiros. Hoje, o cenário é o bairro de Higienópolis, na zona oeste. A Faculdade Armando Álvares Penteado (Faap) foi requisitada para funcionar como um quartel-general da equipe. Os trailers da produção ficam no estacionamento do campus. Em contrapartida, a faculdade pediu que cinco alunos do curso de cinema acompanhassem a equipe do longa-metragem, uma produção de US$ 20 milhões.

“Estamos acostumados com produções menores”, diz Luis Gustavo Bricks Bourg, de 21 anos, aluno do 6º semestre do Faculdade de Cinema da Faap. “Só participei de curtas, que foram parar em mostras alternativas.” Bourg é um dos cinco escolhidos que acompanham hoje as gravações. “Eu sou fã do Fernando Meirelles. Quando um brasileiro se destaca, o mundo olha o cinema nacional de uma outra forma.”

Baseado no romance de José Saramago, Ensaio Sobre a Cegueira trata de uma inexplicável epidemia de cegueira, que transforma personagens em animais egoístas lutando por sua própria sobrevivência.

Por conta das filmagens, fica interditado o tráfego de veículos na Rua Piauí, no trecho entre as Ruas Aracaju e Doutor José de Queiroz, e no cruzamento com a Rua Armando Penteado. A CET ainda mantém bloqueio temporário no cruzamento das Ruas Aracaju e Pernambuco.

Desde que foi anunciada a chegada das estrelas internacionais, a assessoria da O2 - produtora de Meirelles - tenta esconder os locais de filmagens para evitar tumulto. “Pelo que soube, o cenário principal é a Rua Piauí. Mas a produção não passou o endereço, portanto, pode ser uma cena externa ou rodada num edifício”, diz Bourg. O tumulto é quase inevitável. Julianne Moore tem dado autógrafos por onde passa. Hoje, não será diferente.

Para amanhã estão previstas gravações no centro da cidade, mas ainda não se sabe ao certo o endereço.