segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Terror animado

Por Marjorie Ribeiro

O primeiro Festival Internacional de Animação de Horror traz 69 produções estrangeiras e brasileiras, entre longa, média e curta-metragens

Foto: Divulgação

O cineasta Takena Nagao, de Chainsaw Mad, é destaque do Animaldiçoados

Prepare a pipoca, o refrigerante e, o mais importante, o coração! Para quem está acostumado com desenhos fofinhos e dóceis, irá se surpreender com uma série de animações pra lá de assustadoras. Zumbis, vampiros, mulas sem cabeça e outros seres do além prometem arrancar gritos da plateia que esperar por algo como as gracinhas dos Monstros S.A.

Depois de passar pelo Rio de Janeiro, o primeiro Festival Internacional de Animação de Horror do país, o Animaldiçoados, aterroriza as salas paulistanas do Reserva Cultural, de 17 a 23 de setembro. São 69 longas, médias, curtas e micros-metragens de 21 nacionalidades. E quem ainda duvida que reles cartoons possam provocar espanto, basta dizer que todos os filmes exibidos não são recomendados para menores de 18 anos.

Horror internacional

Da lista gringa, o destaque fica para o animador japonês Takena Nagao, que ganha um programa especial dedicado a sua filmografia de curtas-metragens. O cineasta ficou conhecido por derramar uma escandalosa quantidade de sangue em apenas sete minutos com Chainsaw Maid. A brutal clay-animation - uma versão de stop-motion - mostra uma empregada doméstica que utiliza uma serra elétrica para tenta salvar seus patrões de zumbis.

O famoso Resident Evil: Degeneração, de Makoto Kamiya, é uma das opções de longas-metragens dos programas Susto. A outra é o filme, que passa em primeira mão, das seis visões aterrorizantes de Dante's Inferno: uma animação épica, de Victor Cook, Mike Disa, Sang-Jin Kim, Shuko Murase, Jong-Sik Nam e Lee Seung-Gyu.

Foto: Divulgação

O francês Le Tueur de Montmarter é um dos longas-metragens exibidos

São exibidos ainda os longas norte-americano From Inside, de John Bergin, e o francês Le Tueur de Montmarter, de Borislav Sajtinac. Já o inédito Kanibal Seijin, de KaichiSato, o único média-metragem exibido, conta a história de alienígenas canibais que tomam conta do planeta.

Curta novidades

A grande gama de estreias está entre os 57 curta-metragens que são apresentados. "O festival abre as portas para a produção independente e roda filmes que normalmente não entram no circuito", explica Alexander Mello, um dos organizadores do evento. Entre outros, ele destaca o brasileiro Meu Primeiro Pesadelo, de Leandro Mendes, que aparece pela primeira vez na telona.

Foto: Divulgação

Entre os curtas, está Blood Trail, do norte-americano Joe Burrascano

A mostra conta ainda com uma competição oficial de curtas, que acontece no Grito. O programa 5, em especial, traz animações sobre o primeiro pesadelo e, o Mortos-Vivos, apresentas enredos com criaturas que renascem do inferno. Além da exibição dos filmes, votação e premiação, ocorre uma palestra sobre animação, ministrada pela Escola de Cinema Melies, que tem inscrições gratuitas no site do Animaldiçoados.

A entrada é grátis para os programas Susto 1 e 2, que exibem, respectivamente, Resident Evil: Degeneração e Dante's Inferno: uma Animação Épica. Basta apenas imprimir o convite que está disponível pelo twitter e facebook do festival. O ingresso para as outras sessões custa R$ 15,00 cada e estudantes pagam meia- entrada.

Nenhum comentário: