sexta-feira, 23 de maio de 2008

Centenas de espectadores à espera da primeira fileira

Fonte: Jornal Folha de São Paulo - 23/05/08

Projeto do teatro da Univali agora está à procura de um mecenasUm projeto ousado e de grande potencial turístico e cultural em Itajaí está à procura de um mecenas. O Centro Cultural da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) teve seu projeto aprovado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura no final do ano passado e agora corre atrás de parceiros privados para ganhar vida. O investimento total está avaliado em aproximadamente R$ 8 milhões.

Há oito anos, a pró-reitoria de pesquisa, pós-graduação, extensão e cultura busca dar forma ao "sonho cultural", como define a responsável pelo setor, Ane Fernandes. Mais do que um auditório, a intenção é construir um teatro para 700 espectadores, equipado com sistema de sonorização e iluminação, além de espaços para exposições, cursos, oficinas e palestras. Todo o complexo terá quatro mil metros quadrados de área construída, em frente ao campus um da Univali.

Com o projeto embaixo do braço, a Univali recorreu ao Ministério da Cultura para recolher recursos. A aprovação na Lei Rouanet possibilita a busca de parceiros no setor privado - as empresas podem usar a isenção fiscal até o equivalente a 4% do lucro líquido como investimento.

A apresentação do Centro Cultural aos empresários começará com a conclusão do projeto arquitetônico, elaborado pela equipe do escritório técnico do curso de arquitetura e urbanismo da Univali. Sob a coordenação de Rafael Cartana, arquiteto autor do projeto original, a principal diretriz para elaboração da proposta é a sustentabilidade. "Ela fica expressa na preocupação com baixo impacto ambiental da edificação e na busca de uma linguagem arquitetônica que tenha identidade com o Vale do Itajaí, sua população, cultura e atividades econômicas", define o arquiteto.

Para Ane Fernandes, os benefícios com o Centro Cultural atingirão não apenas a comunidade acadêmica, mas toda a região do Vale do Itajaí. Hoje, a cidade tem apenas dois teatros: o Municipal, com 500 lugares, e o próprio anfiteatro da Univali, para 700 espectadores. "Como está atualmente não podemos trazer eventos nacionais e internacionais por pura falta de estrutura", argumenta.

A falta de um local próprio e de grande porte tem emperrado até projetos da própria Univali, como exposições e mostras culturais. "A área de turismo na região também irá se beneficiar. Quando conseguimos trazer projetos culturais, toda a estrutura da cidade é envolvida", avalia. O reitor da universidade, José Roberto Provesi, também ressalta a potencialização das atividades com o novo espaço. "O complexo vai ser um centro de fomento à cultura, beneficiando toda a comunidade."

Saiba mais
Parceira na autoria
Inicialmente, o projeto do Centro Cultural foi desenvolvido pelo professor Dalmo Vieira Filho, hoje superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Nenhum comentário: