sexta-feira, 23 de maio de 2008

Alternativos ao estrelato

Florianópolis Audiovisual Mercosul tem 14 produções catarinensesLonge da pirotecnia e da enxurrada de efeitos especiais do cinemão de Hollywood, o Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) chega a sua 12ª edição como um alento para quem busca alternativas na tela grande. Oportunidade para cinéfilos conhecerem filmes de países vizinhos e até da Escandinávia, com a mostra especial de cinema finlandês. As sessões acontecem no Teatro do CIC entre os dias 6 e 13 de junho, com entrada gratuita.

A lista de selecionados do 12o FAM mostra a forte tendência de produção de vídeos em Santa Catarina. Dos 14 selecionados do Estado para as mostras competitivas, 11 estão na categoria. Curtas de 35mm e infanto-juvenil são as outras modalidades em disputa, além da mostra extra, longas convidados e um panorama do cinema da Finlândia.

Além das sessões, a atriz Júlia Lemmertz e o cineasta Roberto Farias estarão presente na Capital para receber homenagens. O evento também repete a realização do Fórum Audiovisual Mercosul, que reúne autoridades para debater sobre o desenvolvimento da produção audiovisual e a constituição de políticas afirmativas para o setor, em níveis estadual, continental e universal. O secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin, e o diretor da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Sérgio Sá, participarão das discussões.



12º FAM
CATARINENSES
- Mostra Competitiva de Curtas 35mm Mercosul
"Desilusão", de Bob Barbosa e Marco Stroisch
- Mostra Competitiva de Vídeos Mercosul
"Aquário", de Cíntia Domit Bittar
"Saiu na TV", de Bernardo Garcia
"História", de Marcelo Sabiá
"Ouroboro", de Maurício Antônangelo
"Kage", de Rafael Irie
"Um Dedo de Prosa", de Gabriela Damasceno
"Quanto ao Futuro", de Christian Abes
"Sonido", de Fernanda Fraiz e Cibele Rosa
"Vim Dizer que Estou Indo", de Yannet Briggiler
"A Caminho", de Sebastião Braga
"À Luz de Schwanke", de Maurício Venturi e Ivaldo Brasil
- Mostra Competitiva Infanto-juvenil
"Doce Turminha e o Bom Samaritano", de Eduardo Drachinski
"Leste do Sol, Oeste da Lua", de Patrícia Monegatto Lopes

Nenhum comentário: