quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Brasil no Oscar 2011

Começaram as inscrições de filmes brasileiros para o Oscar 2011

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual abriu hoje, até dia 30 de agosto, as inscrições para a seleção de filmes de longa-metragem aptos a concorrer ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira na 83ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences - Oscar 2011.

O nome da produção brasileira escolhida será anunciado pela Comissão Especial de Seleção, no dia 23 de setembro. Já os cinco filmes selecionados para concorrer ao Prêmio de Melhor Língua Estrangeira serão anunciados em 25 de janeiro de 2011. A cerimônia de premiação será realizada no dia 27 de fevereiro de 2011.

A Comissão de Seleção que irá escolher o filme brasileiro será composta por membros indicados pelo Gabinete do Ministério da Cultura (MinC), pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), pela Agência Nacional de Cinema do Brasil (Ancine) e pela sociedade Civil Organizada, representada pela Academia Brasileira de Cinema (CBC). A banca será composta por Cássio Henrique Starling Carlos, Clélia Bessa, Elisa Tolomelli, Frederico Hermann Barbosa Maia, Jean Claude Bernardet, Leon Kakoff, Márcia Lellis de Souza Amaral, Mariza Leão Salles de Rezende e Roberto Farias.

Mais informações no site do Ministério da Cultura (clique aqui)

--------------------------

O Ministério da Cultura anunciou mudanças na Comissão de Seleção, responsável pela escolha do filme nacional que poderá concorrer ao prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Oscar.

A partir deste ano serão quatro membros indicados pela Academia Brasileira de Cinema e outros três pelo Gabinete do Ministério da Cultura (MinC), pela Secretaria do Audiovisual (SAv), do Ministério da Cultura, e pela Agência Nacional de Cinema do Brasil (Ancine).

A decisão de incluir a Academia Brasileira de Cinema na Comissão é uma reivindicação antiga da entidade e determinada pelo secretário do Audiovisual, Newton Cannito, em conjunto com o ministro da Cultura, Juca Ferreira. A ideia é democratizar a escolha do filme brasileiro indicado ao Oscar e fortalecer a Academia Brasileira de Cinema.

O período para inscrições dos filmes vai de 9 a 24 de agosto. O anúncio do título eleito será feito em 16 de setembro.

Nenhum comentário: