Está em cartaz esta semana, com exclusividade, no Instituto NT de Cinema e Cultura, a elogiada produção romena Contos da Era Dourada. A produção coletiva reúne alguns dos maiores nomes do atual cinema romeno, como Cristian Mungiu, Ioana Uricaru, Hanno Höfer, Rãzvan Mãrculescu e Constantin Popescu. Mungiu é também autor do roteiro e idealizador do projeto, que teve como objetivo levar à tela contos folclóricos sobre o passado recente da Romênia, com bom humor e delicadeza.
Durante os 15 anos em que a Romênia viveu sob o regime ditatorial de Nicolai Ceausescu, mitos e lendas foram criados pela população. Utilizando o humor e o sarcasmo, tentavam amenizar um pouco a difícil realidade que enfrentavam. Repleto de regras absurdas – como a proibição do presidente de tirar o chapéu diante de representantes das nações ocidentais – esse período foi ironicamente batizado de Época de Ouro.
Contos da Era Dourada apresenta seis curtas, dirigidos por cinco cineastas romenos da atualidade que retratam histórias pitorescas e folclóricas desse tempo que tanto marcou o país. Cristian Mungiu ficou responsável pela assinatura de dois curtas. Ele foi vencedor da Palma de Ouro em Cannes, em 2007, pelo seu trabalho anterior, o maravilhoso 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias.
Amintiri din Época de Aur, Romênia, 2009
DURAÇÃO: 155 min
GÊNERO: Comédia / Drama
DIREÇÃO: Cristian Mungiu, Ioana Uricaru, Hanno Höfer, Rãzvan Mãrculescu, Constantin Popescu
ROTEIRO: Cristian Mungiu
ELENCO: Diana Cavallioti, Radu Iacoban, Tania Popa, Vlad Ivanov, Alexandru Potocean, Teodor Corban, Avram Birau, Paul Dunca, Viorel Comanici, Íon Sapdaru, Virginia Mirea,
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
LOCAL: Instituto NT de Cinema e Cultura, Rua Marques do Pombal, 1111 – Bairro Moinhos de Vento – POA/RS – (051) 3361.3111 – www.institutont.blogspot.com
HORÁRIOS: 13h10min – 17h40min – 22h45min
Nenhum comentário:
Postar um comentário