sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Segura a lagarta por 10 segundos, então?

Publicado em 13/01/2011
Por Victor Martinez (@vectu)


Um elefante
Dois elefantes
Três elefantes
Quatro elefantes
Cinco elefantes
Seis elefantes
Sete elefantes
Oito elefantes
Nove elefantes
Dez elefantes! Lá vou eu!

Quem nunca brincou de esconde-esconde na infância talvez nunca tenha tido uma infância de verdade. Era tão gostoso. Ficar escondido era maravilhoso! Eu adorava. Ficava horas pensando na minha vida, ali, no meu esconderijo. Deixava de prestar atenção no jogo para pensar em mim e no mundinho a minha volta. A adrenalina abaixava e eu começava a viajar. Era pura nostalgia.

Sensação, que o filme Dez Elefantes de Eva Randolph acaba provocando nos espectadores. Durante os 15 minutos, a menina Clarinha nos lembra de momentos muito peculiares da infância. Devaneios. Mas devaneios que garantiam certezas e as vezes criavam alguns medos. Quando não das pequenas situações, das interpretações sobre essas situações.

Clara tem 8 anos e mora com a mãe e o irmão em uma casa no campo. No filme, as crianças brincam de esconde-esconde naquele lugar bucólico e os pequenos detalhes desse universo pontuam as sutilezas dessa idade: o rio, a casa, o quarto, as galinhas, a lagarta, o gato, as brincadeiras e é claro… as conversinhas entre os irmãos.

E tudo de uma forma muito simbólica e silenciosa. Os ruídos daquela atmosfera e o jogo de imagens com diversos elementos compõem o curta de uma forma muito eloqüente. Por exemplo, se no início, um ovo sendo cozinhado anuncia o começo da trama, no final, a galinha que vai para a panela aponta um desfecho. Se não do roteiro, da própria vida.

Gravado no município carioca de Miguel Pereira, o projeto foi escolhido pelo concurso de roteiro do RioFilmes. Foi assim que o curta, que era para ser filmado como exercício no curso de cinema de Randolph, tornou-se uma produção com orçamento de R$ 60 mil e filmado em 35mm. O que era para durar dois meses, acabou ocupando sete meses da equipe. E mais… o filme esteve em vários festivais e ganhou muitos prêmios. Aqui e na gringa.

Nenhum comentário: