sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Vida de Ronald Reagan vai virar filme

Além de ser um dos políticos mais importantes dos Estados Unidos, o ex-presidente norte-americano Ronald Reagan (1911- 2004) foi também ator. Aliás, inicialmente, ele é quem deveria ser o protagonista do filme que mais amo na vida, Casablanca (1942). Sorte (ou azar) que ele estava servindo na Segunda Guerra e coube a Bogart dar vida ao inesquecível Rick Blane.

Todo este devaneio surgiu porque a vida do ator e político (melhor político do que ator, diga-se de passagem, embora ele tenha tido um merecido reconhecimento no cinema) vai virar filme. O longa será uma adaptação baseada em duas biografias de Paul Kengor, The Crusader e God and Ronald Reagan. Mark Joseph, que obteve os direitos cinematográficos sobre os dois livros há quatro anos, será um dos produtores do filme, que conta com um roteiro de Jonas McCord.


O filme tem o título provisório de Reagan, conta com um orçamento de US$ 30 milhões e deve estrear no fim de 2011.Entre os produtores também está Ralph Winter, que conta entre seus filmes a franquia X-Men, a série Quarteto Fantástico e a mais recente versão de Planeta dos Macacos. Já Joseph trabalhou em filmes como Ray e A Paixão de Cristo.

O começo do filme será a tentativa de assassinato sofrida em 1981 e contará sua vida através de passagens que irão ao passado e ao futuro em relação a esse evento. McCord disse que serão abordadas as origens da família de Reagan e, especialmente, as relações que manteve com seu pai alcoólatra.

A história de Reagan já foi tema de uma minissérie em 2003, chamada The Reagans, protagonizada por James Brolin. Até agora não foi contratado nenhum ator para o filme, e o diretor também não foi definido.

Ronald Reagan foi o 33º governador da Califórnia (em 1966 a 1974) e o 40º presidente dos Estados Unidos ( de 1981 a 1989) – ele é até hoje o homem mais velho a assumir o cargo, com 69 anos.

Com Ann Sheridan em Kings Row

A carreira como ator começou ainda nos anos 30, em pequenas participações em filmes B. O primeiro longa de destaque foi Love Is on the Air (1937), mas o sucesso veio mesmo cinco anos depois, com o drama Kings Row (Em Cada Coração, Um Pecado), de Sam Wood. (Voltando ao primeiro parágrafo: em Kings Row, Reagan fez par romântico com Ann Sheridan, que foi o primeiro nome cogitado para ser Isla Lazlo em Casablanca, antes de Ingrid Bergman). Em uma cena, o personagem interpretado por Reagan, Drake McHugh, que teve as pernas amputadas por um sádico cirurgião, após voltar da anestesia diz: “Onde está o resto de mim”? (”Where’s the rest of me?”). Reagan usou essas palavras no título de sua autobiografia em 1965.

Apesar de ter se tornado uma estrela com seu desempenho, Reagan não pode aproveitar seu sucesso, pois estava servindo nas Forças Armadas. Ele ainda atuou em diversos filmes, mas nunca mais voltou a fazer o mesmo sucesso. Ao longo de 25 anos, foram cerca de 60 filmes. O último foi The Young Doctors, de 1964.

Nenhum comentário: