quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CineEsquemaNovo 2011 abre inscrições

Uma das novidades da sétima edição do Festival de Cinema de Porto Alegre é a premiação em dinheiro aos vencedores das mostras competitivas

Estão abertas as inscrições do CineEsquemaNovo – Festival de Cinema de Porto Alegre. Um dos eventos mais importantes do calendário nacional do cinema e das artes visuais, o CEN 2011 terá a sua sétima edição entre os dias 23 e 30 de abril, mantendo a sua proposta de incentivo à criatividade e à autoria na produção audiovisual independente contemporânea, desta vez com premiação em dinheiro aos vencedores.

Como em todas as edições anteriores do festival, o CEN 2011 valoriza diferentes gêneros de filmes e técnicas de realização, sem distinção de formatos de captação ou finalização. Assim, são bem-vindas desde produções realizadas em mídias mais atuais como o celular e as câmeras de vídeo digital e fotografia, até os tradicionais formatos de película de 16mm e 35mm, desde que sejam obras que estimulem a reflexão e a pesquisa de linguagens e dialoguem com os princípios do festival: a surpresa, a experimentação, a criatividade e a inovação.

Podem ser inscritos até o dia 17 de janeiro de 2011 filmes de curta, média e longa-metragem produzidos em todos os gêneros e formatos, realizados no Brasil por brasileiros ou estrangeiros, ou ainda no Exterior por brasileiros, que tenham sido finalizados a partir de janeiro de 2009 e não tenham participado das edições anteriores do CEN.

Além da seleção para as mostras competitivas do festival, os filmes vão concorrer a prêmios em dinheiro, iniciativa inédita na história do CineEsquemaNovo. Os cinco convidados que vão compor o júri oficial escolherão o Melhor longa-metragem (prêmio de R$ 12 mil), Melhor curta ou média-metragem (R$ 5 mil), além de outros filmes de curta, média e longa-metragem que receberão prêmios especiais. Também serão premiados os melhores filmes eleitos pelo público do CEN e pelos alunos da Oficina de Crítica que será realizada durante o evento. O CineEsquemaNovo 2011, financiado pela lei federal de incentivo à cultura, vai ser realizado na Usina do Gasômetro, ocupando diferentes espaços do centro cultural, e no Cine Santander Cultural. O festival conta com a co-realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura, e apoio especial do Santander Cultural.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site oficial do festival: www.cineesquemanovo.org

Nenhum comentário: