segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

O guia da TV digital

A televisão nacional entra numa nova era, a das transmissões em formato digital. Nesta reportagem, tudo o que é preciso saber para tirar melhor proveito da tecnologia que aumenta as opções de lazer dos brasileiros

Roberta de Abreu Lima

O Brasil entra na era da TV aberta digital neste domingo, 2. A mudança do sistema de transmissão analógico para o digital representa uma revolução comparável à passagem da televisão em preto-e-branco para o sistema em cores, quase quarenta anos atrás. O novo sistema amplia as possibilidades de lazer dos brasileiros, traz ganhos excepcionais na qualidade de imagem e som e abre a possibilidade do uso interativo da televisão. Para aproveitar essas vantagens, é preciso dispor, no mínimo, de um televisor de alta definição e de um conversor de sinal – e tal equipamento não sai barato. Isso não significa que quem tem um veterano televisor de tubo ficará, a partir de domingo, sem ver a novela preferida ou o jogo do time do coração. A transição para o novo sistema só terminará em 2016, quando o sinal digital terá substituído totalmente o analógico. Por enquanto, as transmissões digitais estarão restritas a parte da programação das emissoras. Na TV paga, é bom lembrar, nada muda de imediato. Este guia da TV digital foi preparado com duas finalidades principais. A primeira é tirar dúvidas sobre o funcionamento do novo sistema. A segunda, dar dicas para tirar o melhor proveito da transmissão em alta definição.

O sinal digital deixará a imagem e o som melhores em qualquer aparelho de televisão?
Sim. Nos televisores convencionais, de tubo, as imagens ficarão semelhantes às de um DVD. Desaparecerão os chuviscos e os fantasmas, aquelas silhuetas que aparecem em volta dos objetos que se movem na tela. O som também terá menos chiados. Nas telas de LCD e de plasma, as melhorias serão mais marcantes. Se esses aparelhos forem compatíveis com a alta definição, identificados pela sigla HDTV (High Definition Television), a imagem ficará sete vezes mais nítida.

É preciso comprar um televisor novo para receber o sinal digital?
Não. Para captar o sinal será preciso comprar um conversor, ou set-top box. O aparelho recebe o sinal digital e o repassa para o televisor. É parecido com os decodificadores das TVs por assinatura.

É recomendável comprar o conversor agora?
Os aparelhos que estão à venda agora custam o preço de uma televisão e oferecem poucos recursos. O preço deve cair à medida que mais pessoas decidirem pela compra.

Quem adquirir um conversor já poderá fazer compras pela televisão?
Os conversores que começaram a ser vendidos não estão preparados para isso. Esses aparelhos precisam ter um software para viabilizar a tão prometida interatividade.
Quem tem TV por assinatura precisa comprar um conversor?
Sim. Para captar o sinal da TV digital, todos precisarão de um conversor específico para esse sistema. Embora algumas empresas anunciem pacotes com sinal digital, o padrão é diferente do da TV aberta e a qualidade não chega aos mesmos níveis do sinal digital.

Então os assinantes de TV paga terão dois conversores, um para a TV por assinatura e outro para a TV digital?
A princípio, sim. Mas é provável que os fabricantes lancem conversores capazes de sintonizar tanto a TV aberta digital quanto os canais a cabo ou por satélite.

Quem tem um televisor de alta definição pode comprar qualquer conversor?
Para esse tipo de equipamento é preciso ter um conversor com a conexão HDMI, que transmite em um só cabo os sinais digitais de vídeo e de áudio. O preço dele é um pouco mais alto.
TV digital é o mesmo que TV de alta definição?Não. Uma televisão tradicional, de tubo, com um conversor, não exibe imagens em alta definição. Para que isso ocorra é preciso ter um aparelho compatível com alta definição. Muitos fabricantes anunciaram que lançarão modelos HDTV com conversores embutidos.

Por que o televisor de alta definição é melhor?
É a tecnologia que apresenta a imagem mais próxima à captada pela visão humana. As texturas e os contornos ficam mais definidos e é possível ver detalhes como rugas, manchas e até o suor no rosto das pessoas.

Existe um tamanho de tela ideal para a alta definição?
Modelos com mais de 38 polegadas aproveitam melhor o sinal digital.
É melhor esperar para comprar um televisor de alta definição?Para quem quiser um preço melhor, sim. Alguns modelos tiveram o preço reduzido em 70% desde 2003. Com a ampliação das transmissões digitais e o aumento da procura, o preço deve cair mais. Outro bom motivo para esperar é o fato de que as emissoras só vão transmitir por enquanto parte da programação em alta resolução.

Os aparelhos de DVD vão funcionar normalmente com os televisores de alta definição?
Sim. Porém, quem tiver um televisor de alta definição precisará de um HD-DVD ou de um Blu-ray se quiser ver as imagens também em alta definição.

Os home theaters funcionarão melhor com a TV digital?
Sim, e com o som muito melhor. No sistema analógico, o som transmitido é do tipo mono ou estéreo – para no máximo duas saídas de áudio. No sistema digital, a emissora poderá transmitir programas com som do tipo surround, que funciona em seis saídas – o caso dos home theaters.
É preciso comprar uma antena?
O sinal digital é captado por uma antena do tipo UHF, que pode ser interna ou externa.

A captação do sinal digital será sempre perfeita?
Da mesma maneira que ocorre com o sinal dos celulares, o da TV digital poderá não alcançar algumas localidades. Contudo, em todos os lugares onde o sinal for captado a transmissão será livre de defeitos.

O sinal digital será captado por televisores portáteis?
Sim. A imagem poderá chegar a televisores pequenos e a equipamentos do tamanho de um iPod. "Os televisores portáteis não fizeram sucesso no Brasil porque a imagem ficava muito ruim quando a pessoa estava em movimento", diz Roberto Barbieri, diretor técnico da Semp Toshiba. "Com a transmissão digital, a moda deve pegar."

Será possível ver TV digital em notebooks?
Sim. Já existem dispositivos que, quando plugados na entrada USB, funcionam como antenas. Eles são vendidos com um software que precisa ser instalado.

A TV digital começa em São Paulo neste mês. Quando irá para outros estados?
Na cidade do Rio de Janeiro, a previsão é que a transmissão digital comece no primeiro semestre de 2008. Até dezembro de 2009, todas as capitais terão canais digitais. Em 2013, a tecnologia já deverá ter chegado a todos os municípios.

Quais programas serão transmitidos em alta definição?
De início, as emissoras prometeram apenas novelas, filmes e jogos de futebol no novo formato. A novela Duas Caras, da Globo, já é filmada em equipamentos de alta definição. Gradualmente, toda a grade de programação incorporará a nova tecnologia. O tempo necessário para a migração completa depende das emissoras.

Por quanto tempo será possível adiar a compra do conversor?
Até 29 de junho de 2016. Enquanto isso, os sinais analógico e digital serão transmitidos simultaneamente pelas emissoras. Depois, a transmissão analógica será interrompida. Mas o prazo poderá ser adiado, como ocorreu em outros países.

Quando a TV digital será transmitida para celulares?
A partir deste mês, as emissoras poderão transmitir seus programas para celulares em São Paulo. Nas outras cidades, o sinal chegará simultaneamente ao início da transmissão digital. Para assistir à TV, porém, é preciso ter um telefone especial que ainda não está à venda.

Haverá mais canais?
O sinal digital permite que a mesma freqüência de um canal analógico seja usada para transmitir até oito canais. A TV Cultura de São Paulo, que é pública, já anunciou que vai transmitir mais canais.

A nova tecnologia vai mudar a forma como os programas são feitos?
Sim. "A maior definição faz com que os detalhes fiquem sete vezes mais perceptíveis", diz Fernando Bittencourt, diretor da Central Globo de Engenharia. Isso significa que imperfeições no cenário e no rosto das atrizes, que passam despercebidas na TV analógica, ficarão evidentes em alta definição.

Quais serão os primeiros recursos interativos?
Possivelmente serão os guias de programação, semelhantes aos que existem na TV por assinatura, informando o horário de cada programa nos diversos canais.

Vai ser possível acessar a conta bancária pela televisão?
Sim. Em teoria, a televisão poderá oferecer serviços hoje disponíveis na internet. É o caso do T-bank, programa desenvolvido para bancos, que permite acessar o extrato e realizar transferências e pagamentos via televisão. O celular também pode se conectar com o conversor sem o uso de fios e ser usado para digitar o número da conta.

Será possível controlar o que as crianças vêem?
Sim. Os pais poderão programar o conversor para bloquear a exibição de programas ou filmes impróprios para menores, tendo como parâmetro a classificação indicativa. O recurso, comum nos Estados Unidos, precisa vir instalado no aparelho.

Haverá serviços públicos especiais para TV digital?
Os especialistas afirmam que, do ponto de vista tecnológico, nada impede serviços públicos interativos. A Receita Federal poderia, por exemplo, receber declarações do imposto de renda pela televisão.

Os programas serão transmitidos em outros idiomas?
Há viabilidade técnica, mas a transmissão dependerá das emissoras.

O telespectador poderá participar de votações via televisão?
Sim, mas não agora. Ainda deve demorar anos até ele poder votar nos participantes do Big Brother sem usar o telefone.

Será possível gravar em casa os programas em alta resolução?
Trata-se de uma decisão delicada, que deve ser tomada pelo governo, já que a possibilidade de copiar conteúdos pode incentivar a pirataria. Uma possibilidade é que seja permitido copiar um filme ou programa apenas uma vez, mas não transferir o arquivo para outro aparelho.

Será possível programar o televisor para pular os comerciais durante a gravação?
Essa possibilidade depende da decisão que será tomada com relação à gravação. Nos Estados Unidos, já há gravadores digitais de vídeo com esse recurso, o que causa pânico nos publicitários.

A transmissão digital vai deixar os jogos mais divertidos?
Sim. Já estão sendo desenvolvidos conversores com games embutidos. O certo é que os games em 3D ficam ainda melhores em televisores de alta definição.

O que virá depois da TV de alta definição?
A rede japonesa de televisão NHK criou a Ultra Alta Definição (U-HDTV). Nesse sistema, as imagens são formadas por 32 milhões de pixels (a alta definição tem 2 milhões de pixels). Com esse poder, a U-HDTV possibilita que imagens de alta qualidade sejam exibidas em telas gigantes. O som tem 24 saídas de áudio, contra apenas seis dos atuais home theaters.

Sem ele não dá
O conversor é a peça-chave da TV digital. Mas o preço está além do prometido

Para a grande maioria dos brasileiros, entrar no mundo da TV digital vai custar o preço de uma nova televisão. Os conversores digitais, que começaram a chegar às prateleiras na última semana, custam entre 369 e 1 100 reais, valor bem acima dos 100 dólares prometidos pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa. Esses aparelhos são indispensáveis para captar o novo sinal e serão obrigatórios para os que não têm televisores com conversor embutido, os quais custam a partir de 8 000 reais. A variação de preço depende do que o equipamento oferece. Os mais baratos já trazem benefícios. Deixam a imagem dos canais abertos com a mesma qualidade da de um filme de DVD. O som fica limpo, sem chiados, semelhante ao de um CD.

DigiTV, da Positivo.499 reais
Os conversores mais baratos são recomendados para quem tem as TVs mais simples, de tubo. Deixam a imagem dos canais com qualidade de DVD

DTR 1007, da Philips. 1 099 reais
Quem comprou televisão de alta definição terá de desembolsar mais no conversor. O aparelho vem com entrada USB, o que permite ver fotos, vídeos e ouvir músicas gravadas em um pen-drive
Fonte: Revista Veja - www.veja.com.br Acesso em: 03/12/07

Nenhum comentário: