domingo, 18 de maio de 2008

Gaúcha ensaia carreira em Bollywood

Fonte: Jornal Folha de São Paulo - 18/05/08

Modelo Bruna Abdalah, 21, começa a chamar atenção na forte indústria cinematográfica indiana; idioma ainda é barreira

Brasileira fez uma ponta em superprodução, apresentou programa de TV e já virou alvo da imprensa de fofocas: "Tiro o telefone do gancho, não dá"

LUCAS NEVESDA

Na cobertura de um arranha-céu futurista, uma bela morena em frugais trajes vermelhos sacoleja enquanto entoa "Rehem Kare", circundada por uma dezena de dançarinas vestidas à la Liza Minnelli em "Cabaret". Depois do refrão, entra um rapper indiano cabeludo pedindo "have mercy, girl, have mercy" (tenha misericórdia, garota...).A cena é de um dos números musicais do filme "Cash" (veja digitando "bruna abdalah" + "cash" no YouTube), e a Britney Spears indiana é a gaúcha Bruna Abdalah, 21, modelo que tenta a sorte em Bollywood, a forte indústria cinematográfica daquele país. A ponta na fita policial ("Todo mundo é bandido no filme, mas não posso falar direito; nem eu assisti") é seu début na tela grande. "A letra da canção é sobre "worshipping a god" [adorar um deus]", explica, num português sem sotaque, mas, como se vê, hesitante.Antes de "Cash", ela estrelou um clipe da estrela local Shekhar Suman. No início deste ano, apresentou, num canal de TV aberta, o concurso "India's Hottest", em que, "de vestidinho curto, coladinho", buscava o casal mais bonito do país -que levou US$ 10 mil (cerca de R$ 16.500).Foi esse programa que a tornou conhecida do grande público indiano -e, por tabela, alvo preferencial da imprensa de fofocas. Já andaram até apontando-a como pivô da separação de um casal de estrelas (Salman Khan e Katrina Kaif). Além de Britney, seria ela uma Angelina Jolie indiana?"Fiquei no jornal e na televisão por duas semanas. Que adianta? Se você dá entrevista, eles não escrevem o que tu fala. Se não dá, eles escrevem do mesmo jeito! Encontrei o Salman [Khan] duas vezes. Ele me aconselhou e me deu o nome de uma agência", diz ela.Aqui no Brasil, onde passa férias, Abdalah também parece algo incomodada com o interesse da mídia por sua carreira. "Não sei o que aconteceu. Out of the blue [de repente], todo mundo começou a ligar e perguntar de "Cash". Tiro o meu telefone do gancho. Não dá."

Modelo fashion?

Antes de começar a deixar o telefone mudo, ela trabalhou, na adolescência, numa agência da Caixa Econômica Federal. "Adoro matemática, números. Sempre quis fazer economia ou comércio exterior. Pensei que trabalhar no banco iria ajudar."Em 2001, aos 15 anos, quiçá entediada com a numeralha, inscreveu-se no concurso Garota Verão de sua cidade, Guaíba. Numa das seletivas, foi "descoberta" por um olheiro da Ford Models, que logo a indicou a um agente japonês. Seguiram-se três anos de viagens por Japão, Tailândia, Malásia, Indonésia, China e Filipinas. Até que colegas a convenceram a fixar residência na Índia."Acho que sou parecida com as meninas de lá. Não sou modelo fashion, assim, sabe? Não sou muito alta, tenho mais corpão, não sou muito seca. Acho que eles não gostam muito de modelo fashion. Aí dei sorte", sugere, para explicar o sucesso.Agora, ela estuda o idioma hindi para poder assumir papéis de peso. "Já tive vários convites, mas não quero fazer dublagem. Quero falar fluente, saber me expressar. Tem um monte de gente que me chama de louca [por recusar ofertas]."Enquanto isso, ela decora fonemas para declamar em anúncios. "Acabei de gravar um da pasta de dente Colgate. Vou ser a garota Colgate 2008. Sou muito orgulhosa de falar isso: simplesmente todas as mulheres da Índia fizeram teste, e eu consegui. Eu dou mesmo para comercial, não adianta."

Nenhum comentário: