quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Confira filmes que ajudam a lidar com a morte

No Dia de Finados, recorrer à setima arte pode ser reconfortante

Inevitavelmente, ela chega. Para todos. Sem distinção de classe, religião, nem etnia. Declarada, aguardada ou súbita, a morte é o fim comum de todos. Para alguns, o fechamento de um ciclo. Para outros, um interromper doloroso.

Considerada matéria-prima para a arte, fonte de indagações para filósofos e até esperança de segunda chance no universo, a morte também está presente no cinema. E os filmes podem ajudar a entender a morte por diversas óticas.

A partir de abordagens completamente diferentes, alguns tratam sobre a superação de sofrimento, outros caminham para uma idealização de como seria a vida após a morte. Mas cada um abre temas de reflexões específicos e pertinentes. Confira alguns exemplos nestas páginas.

O Rochedo de Gibraltar
Família se reúne para comemorar os 77 anos do patriarca que guarda segredo sobre sua saúde. Emoção, ironia e surpresa se misturam quando os quatro filhos e oito netos chegam à casa, numa praia perto de Nova York, dispostos a proporcionar ao aniversariante a realização de seu maior desejo.

O Sexto Sentido
O longo trata de espíritos que não descansam após a morte porque têm uma missão a cumprir. No papel de mensageiro está Cole Sear, um garoto de oito anos, que vive paralisado de medo. Os espíritos pedem ajuda para o menino que recebe tratamento do personagem de Bruce Willis, um psicólogo infantil.

O Quarto do Filho
A história de uma família unida e feliz, com problemas com o filho adolescente que, de uma hora para outra, morre num acidente. Começa um questionamento sobre o que poderia ter sido feito para impedir que Andrea tivesse morrido e para capturar momentos de felicidade.

Nosso Lar
Ao abrir os olhos, André Luiz (Renato Prieto) sabe que não está mais vivo, apesar de ainda sentir sede e fome. Após passar pelo sofrimento no purgatório, o médico é levado para a cidade de Nosso Lar. Lá, ele tem acesso a novas lições e conhecimentos, enquanto aprende como é a vida em outra dimensão. Filme é baseado na obra homônima psicografada por Chico Xavier.

Amor Além da Vida
Com Robin Williams, o filme narra o sofrimento de um casal que perde os dois filhos em um acidente. Tentando superar a morte dos filhos, o pai morre num acidente e é mandado para o Paraíso. Lá, ele descobre que cada um tem um universo particular e fica sabendo que sua mulher, dominada pela dor, cometeu suicídio.

Pauline & Paulette
Pauline é uma senhora com deficiência mental que não consegue ler ou amarrar o cadarço dos sapatos. As limitações não impedem que tenha uma vida feliz ao lado de Martha, a irmã mais velha, que trabalha como costureira. Tudo muda com a morte de Martha.

Um Olhar do Paraíso
Os pais de Susie (Saiorse Ronan), uma menina que é estuprada e morta, se recusam a acreditar na morte da filha. Toda a situação é observada pela menina, que se encontra num local entre o paraíso e o inferno. Lá, ela precisa lidar com o sentimento de vingança em relação ao assassino e a vontade de ajudar a família.

Mar Adentro
Após um acidente que lhe deixou tetraplégico, Ramón (Javier Bardem) luta para se livrar de sua atual condição física. Ele chama uma advogada para tentar conseguir legalmente o direito de cometer eutanásia. O filme é baseado em uma história real.

Campo dos Sonhos
A história de um fazendeiro (Kevin Costner) que ouve uma voz incentivando-o a construir um campo de baisebol na sua propriedade. Sem pensar duas vezes, ele, com a ajuda da mulher, derruba parte da plantação e realiza a obra. O pedido o ligará ao pai que faleceu há anos e a vários outros espíritos.

O Filho
O drama trata do luto de um marceneiro pela morte do filho. Um dia, ele se depara tendo que dar aulas para o assassino do filho em um centro de reintegração de jovens. Os dois passam a se relacionar no mesmo ambiente, até que o pai decide expor o que sabe sobre o passado do jovem.

A Noiva-Cadáver
A animação em stopmotion fala de morte em uma linguagem infantil. Na história, um jovem que vive em uma pequena cidade acaba, sem querer, pedindo em casamento uma noiva morta, e vai parar no mundo dos mortos. No final, a noiva-cadáver o cede para a verdadeira mulher que ele ama.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Nenhum comentário: