domingo, 4 de maio de 2008

Jean Rouch e Morin expandiram um gênero

Fonte: Folha de São Paulo - www.folha.uol.com.br
Acesso em: 04/05/08

COLUNISTA DA FOLHA

Jean Rouch (1917-2004) chegou ao cinema a partir da etnologia, marca evidente de alguns de seus documentários mais célebres, como "Eu, um Negro" (1958) e "Jaguar" (1967).

Mas não foi com seus filmes africanos, e sim com o parisiense "Crônica de um Verão" (1960), que ele solidificou as bases do chamado "cinema verdade", nome infeliz para uma estimulante expansão dos limites do documentário.

Co-dirigido pelo sociólogo Edgar Morin, "Crônica" realiza um triplo movimento. Primeiro, colhe, no verão de 1960 em Paris, depoimentos de pessoas comuns sobre suas vidas, suas aspirações, suas idéias de felicidade. Em seguida, coloca em contato alguns desses personagens, fazendo-os entrevistar-se mutuamente. Por fim, Rouch e Morin exibem o material filmado para os próprios entrevistados, ensejando uma calorosa discussão sobre o documentário e os temas abordados.

O racismo, a imigração, as dificuldades de emprego, os choques culturais, as transformações morais, tudo isso vem à tona de modo vivo, em ato. Os próprios diretores aparecem em cena, conversando com seus entrevistados e sendo questionados por eles. Suas idéias iniciais vão se transformando ao longo das filmagens.

Uma das cenas mais surpreendentes é justamente uma conversa entre Rouch e Morin sobre os rumos que o filme vinha tomando. Tudo tem muita leveza e frescor.

Não é difícil perceber, retrospectivamente, a influência exercida por Rouch e seu "metadocumentário" sobre cineastas posteriores, como Eduardo Coutinho, João Moreira Salles e Evaldo Mocarzel. Em todos eles, a despeito das enormes diferenças que os separam, há essa disposição de "ver o outro" e deixar que ele se expresse e se construa diante da câmera.

Depois de Rouch, que soube tirar proveito dos equipamentos mais ágeis de captação de som e imagem surgidos nos anos 50, o documentário perdeu definitivamente a inocência e aprofundou seu duplo caráter de investigação e de arte. (JOSÉ GERALDO COUTO)

CRÔNICA DE UM VERÃO
Direção: Jean Rouch
Distribuição: VideoFilmes
Quanto: R$ 64,90 (em média)
Avaliação: ótimo

Nenhum comentário: